Teatro Feluma

Espetáculo “Delírio” com Jonas Bloch estreia em março, no Teatro Feluma

O ator, que possui mais de 50 anos de carreira, interpreta textos de Manoel de Barros em uma narrativa cheia de poesia e humor. Jonas Bloch apresenta um novo olhar sobre a vida com uma linguagem inovadora e surpreendente

O Teatro Feluma recebe, de 15 a 17 de março, o monólogo “Delírio” com Jonas Bloch e a exposição “Provocações“, com obras do artista. O ator vai interpretar textos do poeta Manoel de Barros, que une poesia e humor. O personagem nos revela os encantos da natureza, por meio do universo do Pantanal, e nos transporta para esse mundo de forma lúdica e imagética.

“Conhecer a poesia de Manoel de Barros é viajar numa experiência nova.  Procurei reunir neste espetáculo textos das diferentes faces de sua obra. Ao mesmo tempo sofisticado e popular, ele nos revela os encantos da natureza, visões do Pantanal e nos transporta às suas reminiscências, numa linguagem elaborada, fascinante, inovadora, cheia de humor. Em seus livros, tão premiados, traduzidos em vários países, nos oferece um novo olhar sobre o mundo, descortinando, para nós, um universo surpreendente. É uma generosa e provocativa intervenção em nosso comportamento cotidiano, mecanizado pelos rituais da educação tradicional. Manoel de Barros nos convida a visitar o sentido mais simples e encantador da vida”, destaca Jonas Bloch.

Exposição

A exposição “Provocações” apresenta uma fascinante incursão no mundo artístico de Jonas Bloch. Os trabalhos já foram expostos no Rio de Janeiro, Ouro Preto, Sabará, Lisboa e agora chegam em Belo Horizonte. Reconhecido por sua versatilidade, Bloch mergulha em diferentes meios expressivos das artes plásticas: aquarelas, nanquins, esculturas em pedra sabão e resina.

As aquarelas de Bloch capturam a essência de sua sensibilidade artística, transmitindo emoções e narrativas por meio de cores vibrantes e pinceladas delicadas. Cada obra revela a habilidade única do artista em explorar a fluidez da água e da tinta, criando composições que convidam o espectador a se perder em detalhes ricos e atmosferas envolventes.

Na técnica do nanquim, Bloch demonstra maestria ao usar linhas precisas e sombras impactantes para dar vida a suas obras. Cada trabalho revela uma abordagem detalhada, onde a simplicidade contrasta com a complexidade das narrativas, convidando o público para uma reflexão mais profunda.

“Provocações” não é apenas uma exposição de obras de arte, mas uma imersão nos múltiplos talentos de Jonas Bloch. O artista provoca reflexões que tornam o resultado uma experiência única para os amantes da arte.

Jonas Bloch

Com mais de cinquenta e cinco anos de profissão, Jonas Bloch já atuou em 38 espetáculos, 40 filmes e em 48 produções para TV. Participou de novelas como “Mulheres de Areia” e “A Viagem”, em filmes como “Amarelo Manga” e “Cabra Cega” e em peças como “Hamlet” e “Sonho de uma noite de verão”, ambas de Shakespeare. Premiado algumas vezes por seu trabalho em Teatro e Cinema.

É formado também em Artes Visuais. O cenário de “O Delírio”, assim como o trabalho artesanal presente na cenografia, são de sua autoria. É considerado um “ator de carpintaria”. Gosta de se envolver em todos os detalhes da criação de forma ativa e inspirada.  O ator se dedica ao monólogo, que já realizou apresentações no Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba e interior de Minas Gerais. Atualmente, integra elenco da novela “Elas por Elas”, da TV Globo.

Teatro FELUMA

O Teatro Feluma é uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) e tem por objetivo ampliar oportunidades para que artistas e produtores mineiros viabilizem projetos culturais, além de promover a integração das artes com o ensino acadêmico.

Localizado no 7º andar do prédio da FCM-MG (Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro, BH), o espaço abriga a sala do espetáculo Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, com plateia de 396 lugares e preparado para receber espetáculos teatrais, musicais e de dança.

Dentro do propósito de incentivar e favorecer a prática científica e o aprendizado, o novo espaço também terá em sua programação seminários, congressos e outras atividades acadêmicas, integrando arte, ciência e educação. Com forte vocação para propiciar ensino e formação multidisciplinar, a FCM-MG acredita que esta iniciativa amplia o aprendizado ao associar cultura e educação.

SERVIÇO:

Delírio

Recomendação: 14 anos

Temporada: de 15 de março a 17 de março de 2024

Sextas e sábados, às 20h, e domingos às 18h.

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada).

Vendas online: https://bileto.sympla.com.br/event/91850/d/244587/s/1667531

Bilheteria: sexta, sábado e domingo nos dias das sessões, a partir de 1 hora antes do espetáculo.

Teatro Feluma | 396 lugares

Alameda Ezequiel Dias, 275 – Belo Horizonte, Minas Gerais

Telefone: (31) 3248-7250

Ficha técnica:

Interpretação: Jonas Bloch

Supervisão de Emílio de Mello

Figurino Cassio Brasil

Luz: Bruno Cerezolli

Fotos: Sylvia Vianna

Cenário: Jonas Bloch

Vozes: Paula Santoro e outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *