A MostrArte Feluma de outubro traz uma programação internacional para o Teatro Feluma, o espetáculo “A Língua em Pedaços”

A programação da MostrArte Feluma para o mês de outubro traz ao Teatro Feluma uma atração internacional gratuita! O Ministério da Cultura, o Instituto Unimed-BH, a Seguros Unimed e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) apresentam o espetáculo “A Língua em Pedaços”, com texto premiado do escritor espanhol Juan Mayorga, interpretado pelo ator luso-brasileiro Beto Coville e a atriz portuguesa, Luísa Ortigoso.

Dia 18 de outubro, sábado, às 20h, e dia 19 de outubro, domingo, às 17h.

A peça leva o público a uma jornada intrincada pelo mundo de Teresa d’Ávila, uma figura que, hoje é considerada uma reformadora, desafiou as convenções da sociedade espanhola do século XVI. Ela era uma mulher com uma visão progressista e intelectual que empoderava as mulheres a encontrarem a divindade em suas vidas diárias, mas que, ao mesmo tempo, colidia diretamente com o caminho conservador proposto para quem escolhia os conventos. Teresa propõe enfrentar a negação não apenas do prazer, do conforto, da riqueza, mas também da plenitude da sua existência como mulher, já que a sociedade a pressiona a retirar-se do mundo e a dedicar-se à vida monástica, encontrando a sua felicidade ao estar com Deus.

“Foi o Beto que propôs este texto de Juan Mayorga. Daí a apaixonar-mo-nos pela história foi um passo muito rápido. Neste espetáculo podem contar com interrogações sobre temas que acabam por ser bastante atuais – as mulheres numa sociedade patriarcal, as crenças, os desafios do pensamento e a vida. Foi um desafio bastante intenso. O debate interno de Teresa, as dúvidas e as certezas numa luta constante. Perceber a mulher que foi Teresa. Dar-lhe dimensão humana… Mas quando uma personagem nos desafia, o prazer é maior”. (Luísa Ortigoso)

Sobre os artistas

Beto Coville é um ator luso-brasileiro que estudou teatro em São Paulo e fez Mestrado em Artes Cênicas na Universidade Nova de Lisboa, atuando em várias montagens tanto em Portugal quanto no Brasil. Além dos palcos, o ator atuou em telenovelas portuguesas e brasileiras da TV Globo, Band e SBT e tem uma longa carreira no cinema. Beto também é conhecido pelo seu trabalho na direção de várias produções.

Luísa Ortigoso é uma atriz portuguesa, com mais de 45 anos de carreira, conhecida por seus vários trabalhos no teatro, televisão, cinema e rádio. A atriz já integrou o elenco de vários projetos da TVI, de Portugal, entre eles as novelas: Anjo Selvagem (2001-2003), Tu e Eu (2006-2007), Bem me quer (2020-2021), entre outros.

📢 Acessibilidade garantida: intéprete de libras no domingo (19 de outubro, às 17h)

📺Logo após o espetáculo haverá uma roda de conversa que terá transmissão, ao vivo, pelo canal Youtube do Teatro Feluma.

Ingressos gratuitos

Os ingressos já estão disponíveis para retirada na plataforma da Sympla.

O Teatro Feluma fica na Alameda Ezequiel dias, 275, 7º andar – Centro – Belo Horizonte/MG.

Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma

A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) é uma organização filantrópica com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da comunidade por meio de atividades educacionais, de saúde e assistência social, além de realizar pesquisas nos campos das Ciências Humanas e Biológicas.

A Feluma está entre os maiores serviços assistenciais 100% SUS de Minas Gerais e possui um diferencial significativo em sua missão: unir o ensino de qualidade à prestação de um atendimento de excelência nas suas unidades de saúde. A Fundação é estruturada como um dos maiores ecossistemas de ensino e assistência de Minas Gerais por meio de seus seis institutos Ciências Médicas: Faculdade, Hospital Universitário, Ambulatório, Instituto de Olhos, Instituto de Oncologia e Instituto Cultural, responsável por gerenciar o Teatro Feluma, a Editora Universitária Ciências Médicas e o Centro de Memória Ciências Médicas.

Através de seu Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG), a Feluma visa manter e promover atividades culturais e de patrimônio histórico, além de fomentar a produção artística, ampliando o acesso à cultura e viabilizando projetos socioculturais para a comunidade.

A MostrArte Feluma integra a programação de atividades culturais da Feluma e é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com incentivo de colaboradores da Feluma e patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Seguros Unimed.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, gerando trabalho e renda para diversas famílias, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados, apoiados e realizados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Seguros Unimed

A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em mais de 90% do território nacional. Com uma trajetória de mais de 35 anos no mercado, a companhia atende a 6,6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com 2 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 20 escritórios regionais pelo país.